Prêmio FIBe (Felicidade Interna Bruta Empresarial)
O questionário calibrado pela MFC varia de 56 a 70 perguntas para avaliar e medir a felicidade no trabalho. O FIBe não é somente uma ferramenta de cálculo dos indicadores de felicidade no trabalho, mas também um forte administrador de adversidades e problemas entre as pessoas devido à apresentação de recursos diferentes para gerar resultados melhores. Não se deve esquecer que a felicidade depende também dos interesses e sentimentos das pessoas. O questionário da MFC tem a proposta de calcular a Felicidade Interna Bruta Empresarial (FIBe), avaliando os 9 pilares do FIB original, sendo:
PILAR 1: BEM-ESTAR PSICOLÓGICO: Mede o otimismo e autoestima das pessoas, a percepção de sua competência e importância, sua relação pessoal com a própria vida e nível de stress com tudo que realiza e vive.
PILAR 2: SAÚDE: O foco aqui é medir a conservação da própria saúde através de exercícios físicos, caminhadas, ginásticas, hábitos com a alimentação saudável e nutritiva, sono equilibrado e as políticas aplicadas à saúde das pessoas.
PILAR 3: USO DO TEMPO: O tempo é uma das preciosidades da vida, portanto, o pilar mede o que se faz no dia a dia no plano de vida e se o tempo dedicado é bem aproveitado para o lazer, vida social, família, leituras, aprendizados, etc e até perdas de horas em esperas ou trânsitos.
PILAR 4: VITALIDADE COMUNITÁRIA: Mede relacionamentos afetivos, convivências, as relações humanas, prática de doação voluntária, segurança na vida comunitária e no lar.
PILAR 5: EDUCAÇÃO: O pilar busca dados sobre as oportunidades de desenvolvimento, crescimento e aprendizado, qualidade da educação da família, possibilidades de aperfeiçoamentos, essências das escolas, faculdades e probabilidade de evolução.
PILAR 6: CULTURA: Mede se há participação em eventos culturais, se existem oportunidades ao desenvolvimento de capacidades artísticas, respeito religioso, deferência à raça e aos gêneros, cumprimento das leis e dos direitos humanos.
PILAR 7: MEIO AMBIENTE: Cuidar do meio ambiente é o direcionamento desse pilar. Mede a sustentabilidade, biodiversidade, preservação, respeito às áreas verdes, cumprimento das leis ambientais e saneamentos urbanos.
PILAR 8: GOVERNANÇA: Mede a imagem, atitudes e ética do governo e das instituições públicas com suas atribuições e responsabilidades com a comunidade para garantirem segurança, transparência, cumprimento das promessas de campanhas eleitorais em benefício do povo.
PILAR 9: PADRÃO DE VIDA: O pilar mede a renda familiar, a existência da segurança financeira, dívidas, aquisições particulares, contas a pagar, gastos gerais, categoria e condição da moradia, qualidade de vida.
A MFC inovou o processo de medição interagindo os 9 pilares acima que são direcionados à felicidade de uma comunidade com a Pirâmide de Maslow que é fundamentada em bases da satisfação e felicidade profissional, teoriza que os seres-humanos vivem em busca da satisfação de determinadas necessidades, onde essa perspectiva de satisfação gera a força motivadora nas pessoas.
Atualmente o Prêmios FIBe apresenta os seguintes níveis:
- 1- FIBe BRONZE (atendimento de 75% a 80% de felicidade)
- 2- FIBe PRATA (atendimento de 81% a 90% de felicidade)
- 3- FIBe OURO (atendimento ≥ 91% de felicidade)