Projeto FIBe - Felicidade Interna Bruta Empresarial
Foi em 1972 que o Monge Jigme Singye Wangchuck assumiu o 4º reinado de Butão (país na Ásia, perto da China) e dessa forma mudou a história mundial com o conceito de vida e economia, pois evidenciava claramente que o PIB de seu país era muito baixo por falta de recursos e investimentos e a linha da pobreza estava alta, mas também tinha a consciência que o seu povo mantinha uma convivência interativa e acreditava que conseguiria um índice de felicidade maior do que os países ricos, pois o mundo somente percebe o produtor e o consumidor e a felicidade não é construída somente pelas riquezas materiais que a civilização conhece, mas se sedimenta nos sentimentos e emoções das pessoas. Jigme Singye Wangchuck pensou numa base para MEDIR o progresso de uma comunidade considerando o cálculo da riqueza com outros aspectos além do desenvolvimento econômico, como a conservação do meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas. Ele focou a sua atenção no empreendedorismo social como geração ética de riqueza, produção de bens e serviços para alcançar o bem-estar social e a sustentabilidade ambiental, cultural, econômica e social. Resolveu medir a FELICIDADE de uma população, denominando-se de GROS NATIONAL HAPPINESS ou FELICIDADE INTERNA BRUTA (FIB) na nossa língua e obteve total apoio da PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). O FIB é um novo indicador da ONU para medir o desenvolvimento de uma nação levando em consideração os conceitos culturais, psicológicos, ambientais e espirituais.
A MFC desenvolveu um questionário que varia de 56 a 70 perguntas, de forma eficaz e eficiente utilizando fórmulas e pesos por cada pergunta que harmonizam com o FIB original para medir a felicidade no trabalho. Após, elabora um relatório com diagnósticos dos indicadores para dar diretrizes e alinhamentos estratégicos a fim de facilitar ações que possam promover a felicidade no trabalho.
Como a MFC aplica o questionário FIBe:
- Palestra para explicar o FIBe e seus conceitos;
- Conhecimento das necessidades empresariais e definição dos indicadores;
- Realização da pesquisa, podendo ser IN LOCO e/ou por e-mail;
- Levantamento das medições;
- Elaboração do relatório;
- Apresentação dos resultados e ações para gerar felicidade no trabalho.