Prêmio Top Quality ? Sistema de Auditorias dos 5S´s deliberativo à evolução e produtividade
O Prêmio Top Quality é realizado anualmente desde 1999 onde são lançados vários desafios às Organizações participantes dentro de um processo inovador de auditorias para que os indicadores possam ser medidos e formar uma pontuação para definir a categoria conquistada.
O Prêmio Top Quality é CONQUISTADO!
E para conquistá-lo, é necessário haver compromisso de todas as pessoas, diretoria, gerência, líderes, fornecedores e colaboradores. Quem não se dedicar na superação de desafios, poderá comprometer a conquista. É necessário a sinergia entre as pessoas, simbiose, união e cooperação. Esse é o grande diferencial do prêmio, pois mobiliza naturalmente as pessoas em busca de resultados cada vez melhores e gera nos processos a produtividade.
Para conquistar o Prêmio Top Quality é preciso realizar o SISTEMA DE AUDITORIAS que a MFC criou, onde existem vários requisitos de exigências com suas pontuações e conforme o cumprimento das equipes, vai formando pontos exigindo compromisso geral de todas as hierarquias.
O Sistema de Auditorias possui modelos a escolher:
- Auditoria Sem Aviso: É a auditoria surpresa onde a MFC não programa data e horário com a Organização e as evidências das práticas dos 5S´s constatadas no momento nos setores auditados são registradas no relatório para formatação da pontuação conforme os desafios lançados.
- Auditoria Premium: É a auditoria planejada entre as partes para analisar criteriosamente as práticas eficazes dos 5S´s nos setores definidos pela Organização, solução de pendências, solução do plano de ação dos objetivos e metas, atendimento às legislações e normas regulamentadoras, preservação dos patrimônios e riscos eminentes entre importância e impacto. Cada item tem exigências específicas e uma pontuação a ser atendida. A avaliação da Auditoria Premium em conjunto com a Auditoria Sem Aviso concede a premiação Top Ouro, Top Prata e Top Bronze, desde que atendam os critérios definidos pelo Manual da MFC.
- Auditoria da Gestão: É a auditoria que realiza avaliação aleatória dos conceitos do sistema integrado de gestão alinhado aos conceitos dos 5S´s. Conforme a categoria da premiação que a Organização está almejando, pode avaliar os conceitos de gestão da qualidade, gestão de segurança e saúde ocupacional, gestão ambiental e gestão de responsabilidade social. A avaliação concede os Prêmios Top Excelência, Top Diamante, Top Rubi, Top Rubi Special, Quality Master e Quality Master Plus, desde que atenda os critérios definidos no Manual da MFC.
- Auditoria do Encantamento: É a auditoria que avalia as práticas da Organização para encantar os seus clientes, seguindo a metodologia criada pela MFC “Encantar para a Felicidade” constando dos itens Perfil do Cliente, Resposta Emocional Positiva, Expectativa Surpresa e Visão Hedônica. O relatório é específico e a Organização deve atender as exigências requeridas. A avaliação concede o Prêmio Top Senes e Top Senes Prize, desde que atenda os critérios definidos no Manual da MFC.
- Auditoria da Sustentabilidade: É a auditoria que avalia os itens exigidos pela MFC para atender os conceitos de socialmente justa, ecologicamente correta e economicamente viável, mas com práticas de generosidade na gestão. A avaliação concede o Prêmio Sustentabilidade, desde que atenda os critérios definidos no Manual da MFC.
- Auditoria FIBe – Felicidade Interna Bruta Empresarial: É a auditoria que avalia a evolução da Organização sedimentada no plano de ação do FIBe após a pesquisa da Felicidade no Trabalho, alinhado com os conceitos dos 5S´s. A MFC faz a medição da evolução da felicidade através de um questionário harmonizado com as práticas dos 5S´s para definir o nível alcançado. Os diagnósticos dos indicadores oferecem à Organização a possibilidade de evoluir estrategicamente com a felicidade no trabalho. Conforme a pontuação conquistada, existe a premiação FIBe Ouro, FIBe Prata e FIBe Bronze.
- Manual de Regulamento do Prêmio Top Quality: A MFC criou esse manual que regulamenta todos os itens, premiações, degraus de evolução, exigências requeridas, elementos normativos e pontuações determinadas para os prêmios Top Quality, Sustentabilidade, Top Senes e FIBe (Felicidade Interna Bruta Empresarial). Atualmente o manual está na 22ª edição.
- Ciclos de Auditorias: A Organização pode definir quantos ciclos de auditorias no ano deseja realizar, podendo ser um, dois ou três. A MFC realiza 95% dos contratos com os clientes em dois ciclos no ano, ou seja, ocorrem auditorias no 1º semestre e repetem as mesmas no 2º semestre.